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Ensino - Graduação

A concepção da Instituição de Ensino Superior (IES), relativa ao processo ensino-aprendizagem, constitui, no plano geral, busca constante de conhecimentos, os quais visam, em essência, o crescimento humano, social e intelectual da comunidade acadêmica. Dessa forma, encontra-se comprometida com o desenvolvimento socioeconômico e cultural em sua área de abrangência.

Para a implementação desse processo a Universidade Anhanguera-Uniderp tem se voltado para o planejamento e execução de programas integrados entre ensino, pesquisa e extensão, visando a melhoria permanente da sua qualidade pedagógica, por meio de planejamento racional e integrado.

Estas premissas perpassam o conjunto das ações institucionais relativas ao ensino de graduação. Logo, tem sido de extrema importância formular estratégias que contemplem o caráter de universalidade do ensino superior, considerando os padrões de qualidade, eficiência e atualidade. Para tanto, constituem diretrizes institucionais do projeto pedagógico de graduação:

  • Integração progressiva das funções de ensino às de pesquisa e de extensão, como forma de atingir os objetivos da instituição;
  • Fomento de uma ação mais participativa dos colegiados de curso, em busca da integração de condutas e procedimentos;
  • Criação de mecanismos e instrumentos de acompanhamento e avaliação permanente das atividades didático-pedagógicas;
  • Identificação de sistemas que racionalizem e otimizem a administração acadêmica;
  • Geração de programas que estimulem os docentes a desenvolver projetos na área do ensino;
  • Desenvolvimento de mecanismos e instrumentos que integrem efetivamente o aluno à vida acadêmica;
  • Acompanhamento do acadêmico quanto à produtividade, repetência e evasão escolar;
  • Avaliação permanente das estruturas dos cursos, com respectivos programas e ementários;
  • Incentivo às atividades pedagógicas dirigidas, como ciclos de estudos, seminários, encontros, etc;
  • Incremento de atividades pedagógicas diversificadas, que conduzam ao aperfeiçoamento e atualização permanente do corpo docente;
  • Implementação do estágio supervisionado para cada curso de graduação;
  • Oferecimento de cursos de graduação de acordo com a vocação da instituição.