Calouros da Uniderp Agrárias promovem Trote Ecológico neste sábado

Autor: Cidiana Pellegrin - 22/03/2017

Acadêmicos de diversos cursos da Uniderp realizam plantio de mudas nas margens do córrego Prosa

Neste sábado, às 8h, cerca de 250 calouros da Uniderp Agrárias participam do Trote Ecológico: A vida sobre a terra, com o plantio de 60 mudas nativas no Parque das Nações Indígenas, situado nos altos da avenida Afonso Pena. O reflorestamento ocorrerá às margens do córrego Prosa - que corta a extensão de 119 hectares de área verde. Serão plantadas espécies de Ipê Amarelo e Rosa, Jacarandá e Cedro, doadas pela Prefeitura Municipal.

Segundo a coordenadora de Agronomia, Graziella Brum, a atividade garante reforço da mata ciliar do córrego e ajudará na recuperação da vegetação natural de uma área dominada hoje pelo pasto. “Escolhemos o parque por sua importância para a qualidade de vida da população, já que ele é considerado o refúgio dos campo-grandenses para atividades esportivas, recreativas e culturais”, completou. . De acordo com o último levantamento divulgado pelo Governo do Estado, o parque das Nações Indígenas recebe 25 mil visitantes por semana.

A coordenadora de Ciências Biológicas da Uniderp explica que os parques ecológicos urbanos não possuem apenas a função paisagística, como também proporcionam benefícios para a população, como redução da temperatura e da poluição sonora, a melhora da qualidade do ar e o sombreamento e abrigo para animais. “O plantio das mudas também ajudará na proteção do solo e do lençol freático, no sequestro de carbono e, com o tempo, o espaço atrairá aves para o local, oferecendo mais um ponto de integração e observação da natureza”, explicou Mônica Meinert.

Além de ajudar na conservação de um dos principais cartões postais de Campo Grande, a atividade também tem o objetivo de envolver os ingressantes do ensino superior com projetos que beneficiem a comunidade, desenvolvendo a cidadania e a responsabilidade social, desde o início da vida acadêmica. O mutirão deve reunir universitários dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Nutrição, Gastronomia, Educação Física, Odontologia, Biomedicina, Farmácia e Enfermagem.

Trote Ecológico Uniderp
Dia: 25 de março