Home Imprimir Voltar

Notícias

O que é apropriação cultural?

Recentemente, o tema tem sido muito abordado, principalmente nas redes sociais. É inegável a importância de discuti-lo, mas você sabe realmente o que é e como abordar esse tema de forma coerente?

 

Preparamos uma série de pontos para explicar esse conceito e, principalmente, para conscientizar profissionais de diferentes áreas sobre a importância do assunto.

O conceito de apropriação cultural 

O conceito de apropriação cultural, na visão antropológica, é: o uso de elementos típicos de uma determinada cultura por pessoas que pertencem a um grupo cultural diferente.

 

Essa discussão virou alvo de muitas conversas, principalmente com o uso indevido de elementos da cultura negra por pessoas não-negras e que fazem parte de uma parcela dominante financeiramente.

 

Esse fator se agrava quando homens e mulheres negros têm sua cultura estereotipada ou representada de forma negativa e vexatória, enquanto pessoas de outras etnias podem usar e ser aceitos.

 

A imagem acima é uma ótima ilustração para essa discussão. Ao procurarmos tranças feias aparecem somente fotos de mulheres negras, já quando pesquisamos tranças bonitas, imediatamente a busca leva a fotos de mulheres brancas usando trança.

 

Essa discussão não é sobre mulheres brancas usarem ou não tranças, mas sim sobre como a sociedade permite que um penteado que é tradicionalmente usado por mulheres negras seja tratado de forma inferior do que quando usado por mulheres brancas.

 

O vídeo do youtuber Spartakus Santiago sobre apropriação cultural é muito eficiente e didático.

Quanto mais entender a aprender sobre o assunto, menor a chance de errar

Independente da sua área de trabalho e estudo, esse assunto não pode passar despercebido. Quanto mais nos informarmos com relação à apropriação cultural, racismo e outras formas de preconceito, que são braços do racismo estrutural, menor a chance de errar.

 

Expandir o conhecimento é uma das melhores formas de construir um futuro com equidade racial, com respeito às mais diversas culturas e às pluralidades.